Cuidados Essenciais para a saúde do homem
- Laboratório de Análises Clínicas Dr. Marcus Souza Farias

- 8 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Os hábitos recomendados por médicos e demais profissionais da área da saúde são benéficos para toda a população. No entanto, a atenção ao próprio bem-estar é muito maior entre as mulheres. Inclusive, na maioria das vezes, elas assumem os cuidados com toda a família e procuram atendimento especializado, quando necessário.
Veja abaixo o que pode impactar positivamente a saúde dos homens.
1. Alimentação balanceada
Felipe indica a adoção de uma dieta variada, rica em frutas e verduras. A redução do consumo de gorduras também favorece o funcionamento adequado do organismo, evitando processos inflamatórios e problemas relacionados ao acúmulo de tecido adiposo.
A alimentação diária deve fornecer diversidade de nutrientes, em quantidades adequadas para que o indivíduo se sinta disposto e satisfeito. Como complemento, é crucial ingerir bastante água a fim de manter o corpo hidratado.
2. Prática regular de exercícios físicos
Aliada no combate à obesidade e outros problemas, a atividade física pode ser incluída na rotina de várias formas. Cabe a cada pessoa experimentar diferentes práticas e selecionar aquelas com potencial para gerar prazer, bem-estar e melhorar a consciência corporal.
O indivíduo pode conversar com um médico de confiança para realizar exames e ter certeza de que está apto a iniciar a modalidade desejada. A prática frequente de exercícios físicos favorece a liberação de hormônios como a endorfina, associada à alegria e ao bom humor.
3. Moderação no consumo de substâncias prejudiciais
Entram nessa lista o álcool, o cigarro, os alimentos industrializados e outros produtos compostos por substâncias prejudiciais. Muitas causam vício e passam a ser cada vez mais difíceis de largar, tornando o indivíduo dependente por anos.
A falta de diálogo para expressar sentimentos é outro problema que afeta a saúde do homem. Assim, visando a fugir das preocupações cotidianas, muitos recorrem ao uso de medicamentos ou substâncias prejudiciais.
“Frequentemente, homens acabem utilizando o álcool como forma de escape aos problemas que os angustiam”, afirma Felipe.
O médico reforça a importância de “buscar auxílio psicológico especializado caso estejam presentes sinais de estresse, ansiedade ou depressão”. Esses problemas, quando não recebem o devido suporte, prejudicam a saúde mental e aumentam as mortes por suicídio, acidentes e brigas.
4. Identificação precoce de doenças
Isso pode ser obtido por meio da avaliação clínica ao manter as consultas com o seu médico de referência. Como idade e histórico familiar são condições não modificáveis, é crucial que as pessoas procurem formas de minimizar os riscos de determinadas doenças.
As consultas médicas têm papel de destaque na prevenção de enfermidades que acometem os homens. Por meio delas, o paciente terá diagnósticos precisos e a possibilidade de identificar doenças em fase inicial, quando há maior chance de sucesso no tratamento. Fonte: Viva mais

Comentários