Estresse e ansiedade
- Laboratório de Análises Clínicas Dr. Marcus Souza Farias

- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Estresse e ansiedade são expressões geralmente usadas para referir à mesma situação, no entanto podem ser diferenciadas pelo fator que leva ao desenvolvimento dos sinais e sintomas. O estresse normalmente está relacionado com qualquer situação ou pensamento que provoca frustração e nervosismo, que acaba passando espontaneamente, enquanto que a ansiedade está relacionada com medo irracional, aflição, preocupação excessiva e angústia devido à sensação de perigo e incerteza, sendo mais comum em doenças psiquiátricas, como ocorre na depressão.
Apesar de serem desencadeados por fatores diferentes, o estresse e a ansiedade possuem sintomas semelhantes, como aumento dos batimentos cardíacos, tremores, boca seca, alteração do sono, dificuldade de concentração e aumento do apetite, por exemplo, no entanto os sintomas de estresse costumam ser passageiros, enquanto que os da ansiedade costumam durar alguns dias ou semanas.
Sintomas de estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas físicos e psicológicos semelhantes, no entanto os sintomas de estresse costumam passar em poucas horas, assim que o fator desencadeador é eliminado, enquanto que os de ansiedade podem permanecer mesmo que o fator responsável pelo início dos sintomas seja eliminado.
Principais sintomas:
Dores de cabeça;
Distúrbios de sono;
mãos ou pés suados;
Dificuldade em engolir;
Irritabilidade;
Preocupação excessiva;
Dificuldade de concentração;
Problemas de memória;
Cansaço;
Baixa libido.
Os sintomas de ansiedade costumam surgir principalmente quando é necessário se expor, como apresentações de trabalhos ou reuniões, por exemplo, podendo os sintoma surgirem dias antes do momento devido à preocupação excessiva com a opinião das outras pessoas e imaginação de diversos cenários no momento da apresentação, por exemplo.
O que fazer para aliviar os sintomas
Para aliviar os sintomas da ansiedade e do estresse e evitar novas crises de ansiedade, é interessante adotar algumas medidas que podem ajudar a relaxar e promover a sensação de bem-estar, aliviando os sintomas, como praticar atividade física, meditar, realizar técnicas de respiração e tomar um chá com propriedades calmantes, com o chá de camomila ou de valeriana, por exemplo.
FONTE: Tua saúde

Comentários