Infecção Urinária
- Laboratório de Análises Clínicas Dr. Marcus Souza Farias

- 8 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
A infecção urinária (CID 10 N39) é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) e os sintomas normalmente incluem ardência ao urinar e incontinência urinária.
Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Isso porque a mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem.
Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.
As infecções urinárias geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.
Embora o sistema urinário tenha sido projetado para manter esses invasores microscópicos, essas defesas às vezes falham.
Quando isso acontece, as bactérias podem se apoderar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário.
Sintomas
Nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresenta sintomas, mas quando surgem, os mais comuns são:
Ardência forte ao urinar
Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro
Urina escura
Urina acompanhada de sangue
Urina com cheiro muito forte
Dor pélvica
Dor no reto
Aumento da frequência de micções
Incontinência urinária
Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção.
Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco para contrair infecção urinária, confira:
Gênero: infecções urinárias são mais comuns em pessoas cuja uretra é menor, como no caso do sistema reprodutor feminino, ou seja, o caminho que a bactéria precisa percorrer para chegar até a bexiga é menor.
Vida sexualmente ativa: facilita a infecção urinária, especialmente as vaginais.
Contraceptivos: o uso de alguns tipos de contraceptivos, como espermicidas, também pode ser considerado um fator de risco.
Menopausa: após a menopausa, as infecções urinárias podem acontecer com mais frequência do que antes, uma vez que a baixa quantidade de estrogênio causa mudanças no trato urinário de modo a deixá-lo mais vulnerável à ação de bactérias.
Bloqueio: apresentar algum tipo de bloqueio no trato urinário, como pedra nos rins e aumento da próstata, também é um fator de risco.
Baixa imunidade: ter o sistema imunológico suprimido impede que as defesas do corpo atuem propriamente, facilitando a entrada de bactérias que causam infecções.
Cateter: o uso de cateter para urinar também aumenta os riscos de infecção.



Comentários