Principais dúvidas na hora de realizar exames
- Laboratório de Análises Clínicas Dr. Marcus Souza Farias

- 21 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

1. O uso de remédios podem interferir em exames laboratoriais?
Depende. Isso porque, muitos medicamentos são capazes de interferir nos resultados dos seus exames. Porém, não suspenda nenhum medicamento sem a autorização do seu médico. Dessa forma, informe o laboratório sobre todos os medicamentos que você faz uso.
2.bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?
Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.
3. Estou bem! preciso fazer check-up e exames laboratoriais?
Os exames de check-up são ferramentas importantes para avaliação do estado de saúde e prevenção de doenças. É por meio dessas avaliações rotineiras que se pode identificar condições que se instalam de forma silenciosa, como o diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e alguns tipos de câncer.
4. Devo retornar ao médico com o resultado de exames? Os exames são ferramentas para o diagnóstico e o monitoramento de problemas de saúde, devemos ter em mente que eles são recursos complementares à avaliação médica. Dessa forma, seus resultados sempre devem ser analisados em conjunto com o estado clínico do paciente.
5.Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?
Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consulte o seu médico e informe ao laboratório antes de fazer o exame.

Comentários